Dicas

Vai participar de entrevista de estágio ou emprego? Se liga na dica!

Homens, barba feita; Mulheres, cabelos alinhados; Não mastigue chiclete na boca; Roupas não podem estar amassadas ; Chegar 10 minutos antes do horário, não se importe em esperar;  Ouça as perguntas e responda o que foi pedido;  Busque informações sobre a empresa caso saiba onde será a oportunidade;   Tire suas dúvidas ao final, o entrevistador vai deixar um espaço para isso;  Mostre que está em constante desenvolvimento, ganhe pontos fazendo anualmente cursos profissionais, isso vai deixá-lo atualizado na sua área!  Não mande seu currículo para todas as vagas que aparecerem foco no que você conhece e tem experiência! 

 

Dicas sobre currículo profissional

É o nosso cartão de visitas. Ele contém parte da nossa trajetória pessoal e profissional.”

Que informações colocar n o currículo?

Dados pessoais:  Nome, endereço com CEP, telefone, email e só. Idade e estado civil são optativos. Não há necessidade de colocar número de CIC, RG, carteira profissional ou título de eleitor.

Objetivo:  Descrição da vaga de interesse.

Formação: São os seus títulos ou grau de instrução: Cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações, Mestrados, etc. Na ordem do último para o primeiro.

Experiência profissional: Trata-se de um resumo de suas experiências profissionais, mantenha foco, colocando as experiências relevantes e que podem contribuir para o cargo pretendido. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados. Informe o período de início e fim de cada experiência, cargo, nome da empresa e as atividades realizadas em cada cargo.

Qualificação profissional: Relaciona-se com atividades de aperfeiçoamento, cursos, atividades voluntárias, congressos, dentro outros tipos de atividade que possam proporcionar aprimoramento profissional. Descreva o nome da atividade, período realizado, instituição organizadora e carga horária.

Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso. Listar nomes dos certificados de proficiência da língua e intercâmbios culturais ajuda.

Experiência internacional: Mencione todas as atividades profissionais realizadas no exterior. Esse tipo de vivência profissional é uma das coisas mais valorizadas pelas empresas hoje em dia.

Salários: Não mencione pretensões salariais.

Orientações de formato: Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas. Texto: Utilize tipos básicos de letra, que facilitam a leitura. A melhor apresentação são folhas brancas (em caso de envio em papel) e fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Tenha clareza em suas informações. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.Fotos: Não é obrigatório a utilização de foto, caso queira usar, utilize fotos formais e não envie foto anexada ao currículo.